Depois de anos usando o PHP Storm – uma IDE completa para quem trabalha com PHP –, decidi migrar para o Visual Studio Code (VS Code) da Microsoft, por 2 motivos, que explicarei a seguir.
Corte de custos
Quero cortar o custo anual da licença. A IDE da JetBrains vale cada centavo, mas podendo migrar para uma alternativa gratuita e que substitua o PHP Storm à altura, por que não?
Curiosidade e aprendizado
Preciso me aperfeiçoar no VS Code para gravar vídeo-aulas de desenvolvimento web para iniciantes.
Para ser o mais "democrático" possível, vou fazê-lo com VS Code, pois todos podem usá-lo sem tomar a decisão de comprar ou não o produto, já que o VS Code é 100% gratuito. Como vou gravar as aulas usando esse editor, também preciso me tornar proficiente nele a fim de passar dicas de produtividade junto com o conteúdo do curso.
Um terceiro motivo: performance!
Algo que percebi usando o VS Code por alguns dias, foi a gigantesca melhoria de performance da minha máquina. Uso um Macbook Pro ano 2014 15" i7 com 16Gb de RAM – mas ele começava a pedir arrêgo com algumas janelas do PHP Storm abertas junto com o TablePlus, Chrome, TinkerWell e outros apps.
O VS Code simplesmente nem aparece no meu monitor de apps que mais usam memória RAM. Meu notebook que já é bem velhinho, poderá ganhar alguns anos de sobrevida com essa mudança (até porque os preços dos produtos da Apple não me encorajam muito).
Claro que as diferenças entre estas duas ferramentas são muitas (bem como suas semelhanças), mas para o meu caso de uso, estas foram as características mais notáveis para a tomada de decisão: