A melhor maneira de responder a uma solicitação de orçamento para prestação de serviços, é enviar o documento no mesmo dia, pois seu cliente não está cotando apenas com você.
Pensando nisso, criei este modelo de orçamento para prestadores de serviços, que pode ser baixado grátis e editado no Word ou no Google Docs. No final deste artigo, você vai encontrar os links para baixar e ver os modelos.
Como criar um orçamento de prestação de serviços
Um orçamento de prestação de serviços, geralmente é mais complexo do que um orçamento de produtos bem conhecidos e que não oferecem grandes personalizações.
O serviço – quase sempre – é feito sob medida para as necessidades específicas do cliente. Então, na hora de criar o orçamento, são levados em conta:
- dificuldade de realização do serviço
- características únicas do cliente ou do ambiente de realização do serviço
- quantidade de visitas físicas para realização do serviço
Como cobrar pelo serviço: horas ou pacote fechado?
Muitas vezes, os serviços são baseados em horas de trabalho, mas nem sempre isso representa o trabalho realizado e pode ficar inviável tanto para o cliente, quanto para o prestador – dependendo do caso.
Um exemplo: um profissional experiênte pode levar apenas 10 minutos para corrigir um problema, mas isso ocorre porque ele já se deparou com tal problema inúmeras vezes, ou gastou tempo e dinheiro com cursos, etc. Seria justo esse profissional cobrar apenas os 10 minutos que levou para resolver o problema? Neste caso dos 10 minutos, se você não tem uma média de quanto cobrar pelo serviço que acabou de fazer, no mínimo, cobre 1 hora técnica.
Então minha dica é: defina valores para sua hora, mas também estipule valores médios para cada tipo de serviço. Você vai criar essa lista de valores médios com o tempo e a medida que for ganhando experiência na área. O processo pode ser um pouco demorado, mas valerá a pena.
Complexidade do orçamento
Se for um serviço corriqueiro, que não precisa de grande personalização e muito estudo sobre o cliente e seu mercado, um orçamento simples vai dar conta do recado: descrição básica e valores.
Mas se você precisa persuadir seu cliente e mostrar uma solução única para seus problema, é melhor trabalhar mais o conteúdo do orçamento.
Orçamento ou Proposta Comercial?
Na realidade, o termo orçamento de prestação de serviços não é o correto para a finalidade de definir um valor a ser cobrado do cliente.
Esse documento, chama-se proposta comercial, e não orçamento. Popularmente, acostumamos a chamar esse documento desta forma, mas é um uso errado do ponto de vista técnico.
Também achamos que a proposta comercial é muito complexa e desnecessária. Mas saiba que mesmo um documento com descrição básica e tabela de serviços / preços, já é considerado como proposta comercial.
Não exagere nas cores e informações
Um orçamento precisa ser curto, de fácil leitura e objetivo. Por isso, evite cometer estes erros ao criar seu orçamento:
- orçamentos de múltiplas páginas
- enfeitar demais o visual e deixar o orçamento “super cool”, pode ter o efeito contrário. O bom e velho preto no branco funciona melhor do que um orçamento que parece um slide em PowerPoint. Se for para inserir cores, foque no seu logo, e alguns itens da tabela de preços para destacar informações
- formatos difíceis de abrir: prefira o PDF ou mesmo um link para uma página da internet (que é ainda mais recomendável, pois pode ser lido no celular com facilidade)